Carpe Diem
Carpe diem, colha o dia, desfrute o presente, aproveite o momento.
Nos preocupamos demais com nosso futuro, que esquecemos de viver o presente. De que adianta estar com o futuro garantido, se no presente, você não esta vivendo.
Nossa passagem é breve, e quando focamos nos erros do passado ou nas expectativas do futuro, esquecemos de aproveitar o momento.
É como andar em um carro olhando apenas para a frente ou no retrovisor. Pensamos na lombada que não vimos, focamos pelo retrovisor nela e cuidando da próxima que virá. Mas esquecemos de olhar para as janelas do lado. De curtir a paisagem. Aceleremos tanto para fugir de estradas mal cuidadas que não observamos que nessa mesma estrada, existe uma paisagem linda. O pôr do sol ainda é lindo, mesmo em momentos dificeis.
Alguma dicas de como aproveitar um pouco mais os momentos. Espero que te ajudem
- Aprimore o cuidado com seus pensamentos. Preste atenção aquilo que ocupa sua mente. Se você se apega ao passado, nutrindo rancor, ressentimento e culpa, ou se está obcecado com o futuro, gerando ansiedade e expectativas excessivas, é hora de se concentrar em projetos concretos e treinar sua mente a não se perder apenas em metas. Seus pensamentos tem mais a ver com o futuro, com seu passado ou esta atento ao que acontece hoje? Preste atenção.
- Seja autêntico. Uma grande dificuldade é fazer as pessoas que estão ao nosso lado, seja família, amigos, colegas de trabalho, nos aceitarem. A busca pela aceitação nos desvia de quem somos. Aprenda a se conhecer e entender seus limites. Não se molde conforme a necessidade dos outros, mas seja verdadeiro com aquilo que acredita.
- Valorize as pequenas conquistas. Aprecie as pequenas coisas que acontecem com você. Seja um encontro inesperado, um flor que se abriu no jardim, o sorriso de uma criança, aquele bolo gostoso que você fez. Acredite, são exatamente esses simples acontecimentos que deixam um vazio quando ausentes..
- Aprenda a sorrir. Alegria é a chave de uma vida feliz. Você pode não estar contente o tempo todo., pode não estar sorrindo sempre, mas precisa ser feliz em sua vida. Entender que momentos desagradáveis e difíceis podem e provavelmente vão surgir, pois fazem parte de nossa jornada de aprendizado. A diferença entre uma pessoa triste e deprimida de uma pessoa feliz é o modo como encara esses momentos. Quando você entender que eles são passageiros, vai ter uma vida mais leve e feliz.
- Se ame. Realize um ritual diário para fortalecer sua autoestima. Fique em frente ao espelho e aprimore sua capacidade de observação. Valorize seus traços, afirme com convicção que você é uma pessoa essencial e singular. Uma vez que você se aceita e se ama verdadeiramente, vai se tornar uma pessoa mais confiante, autêntica e conquistará o respeito das pessoas ao seu redor.
Repetimos muito o comportamento de outros. Com a tecnologia e as redes sociais nos induzindo ao consumos, vendendo um padrão de beleza e de comportamento, aqueles que aventuram a buscar novos caminhos muitas vezes são criticados. Mas a grande beleza, a grande virtude esta em ser autêntico e aceitar cada imperfeição, não como um defeito, mas como uma particularidade que nos destaca e nos faz únicos.