Volta às aulas
As aulas voltaram. Com isso voltou a rotina de lanches, uniformes e a necessidade cuidar das tarefas, dos cadernos e acompanhar o desenvolvimento dos nossos filhos.
Na era da tecnologia, com informações cada vez mais rápidas na palma da mão, abriu-se um novo desafio, que é fazer a criança buscar por informações que são confiáveis. De fazer se concentrar e não dispersar na hora do estudo.
Cabe aos pais em conjunto com os professores, incutir na criança o gosto pelo saber.
Listei alguma dicas que espero, poder ajudar um pouco com essa meta:
- Fale da importância do estudo.
- Se ainda tiver, mostre seus cadernos. Conte suas histórias do seu tempo de aula.
- Se a criança tiver alguma dificuldade, tente entender o que esta acontecendo. Ás vezes uma repreenção pode prejudicar e deixar traumas para sempre.
- Nunca diga que a criança não é capaz, mas respeite seu limite e sua idade. Não force algo que ela ainda não esta pronta para aprender.
- Estabeleça horários para os estudos. É importante a criança ter tempo para brincar e se divertir, mas a hora de estudar deve ser levada a sério.
- Tenha um lugar calmo e tranquilo para os estudos, longe de barulhos, musica ou televisão.
- Não fique do lado da criança. Ela precisa aprender a estudar sozinha. Só ajude se for realmente necessário, mas nunca faça a lição para ela.
- Nas pesquisas não permita cópia. Faça ela ler, interpretar e escrever sobre o assunto. Só assim ela vai realmente aprender.
- Se não souber resolver alguma duvida, anote e faça seu filho tirar a duvida com a professora. Responder qualquer coisa pode confundir a cabeça da criança.
- Estimule a memorização, fazendo a criança explicar o que estudou.
- Incentive seu filho a ler, além do que foi pedido na escola. Dê livros de presente desde pequenos para que tenham o hábito da leitura.
Lembre-se, quanto mais tranquilo você encarar essa fase de seu filho, mais vai ajudá-lo.
Mostre que ele tem a responsabilidade de se instruir, que ninguém pode fazer essa tarefa por ele. Os professores e pais mostram o caminho. Cabe a criança trilhar a estrada do conhecimento para chegar aos seus objetivos na vida.